#Gestão
A falta de QUALIDADE das coisas pode gerar prejuízos em TUDO, nos negócios, relacionamentos familiares, profissionais, enfim, TUDO. A falta de QUALIDADE gera desânimo que é contrário ÂNIMO necessário para nos impulsionar pra frente.
Pablo Mahmud produziu um excelente artigo que postou no Linkedin sobre QUALIDADE de dados.
A INFLUÊNCIA negativa que gera a falta de QUALIDADE de dados dentro das organizações é um fator que desestimula os colaboradores. ÂNIMO é tudo na vida e dentro das organizações não seria diferente, portanto zelar pela qualidade dos dados disponibilizados para os clientes internos e externos é um ponto que tende a facilitar muito a trajetória em direção aos objetivos traçados.
O bom andamento dos processos dentro de uma organização depende de LIGA entre todos os pontos da engrenagem, a sincronia das peças é que gera a movimentação do carro, por esse motivo se torna muito IMPORTANTE ligação eficaz de ponta a ponta, ligação ESSA que quando estamos tratando de processos e automação é feita através de códigos que em muitas das oportunidades não recebem a atenção necessária capaz de garantir QUALIDADE necessária ao seu bom caminhar.
Este texto procura chamar atenção para necessidade de se tomar cuidados especiais com a QUALIDADE dos produtos e serviços, onde estão localizados também DADOS e, com aperfeiçoamento de processos e, atendimento a clientes internos e externos, com isso tornar possível automaticamente o aumento da produtividade que é o objetivo de todas as organizações.
O assunto QUALIDADE é infinito, esse artigo mostra a necessidade do comprometimento de todos os níveis hierárquicos da organização para que a melhoria continuada da QUALIDADE se torne possível.
Quando discutimos o assunto QUALIDADE para aumentar a produtividade se torna claro a necessidade de cuidarmos do assunto melhoria continuada em todos os processos, começando pela criação de planos eficientes para todas as atividades dentro da organização, começando de cima para baixo na pirâmide organizacional, do nível estratégico no pico da pirâmide, passando pelo nível intermediário, nível tático, até o nível operacional. As lideranças dentro das organizações precisam entender a necessidade de levar os membros das equipes operacionais a se comprometerem na busca de melhoria continua para gerar resultados com eficiência e com isso atingir eficácia nos objetivos traçados.
Cabe aqui uma OBSERVAÇÃO, os profissionais responsáveis por disponibilização de dados apontam como dificuldade para melhoria de QUALIDADE de dados, a falta disponibilidade de tempo dos gestores dentro das organizações para participarem dos PROCESSOS, boa parte do trabalho depende de DECISÕES e, a maioria das decisões é dos gestores.
Resumo da história sobre evolução do assunto qualidade
A partir do término da segunda guerra mundial em 1950, William Edwards Deming (1900 – 1993), estatístico e professor universitário, nascido nos Estados Unidos e Joseph Moses Juran (1904 – 2008), Engenheiro Eletricista nascido na Romênia e que passou a morar nos Estados Unidos a partir de 1912 começaram a revolução em prol da mudança de consciência do
empresariado mundial e, foi o Japão o país que mais sofreu com a guerra que acatou e implementou a teoria da QUALIDADE total.
Eles souberam aproveitar a oportunidade de transformação que ocorria no mundo naquele momento para empregar a teoria dos seus estudos sobre QUALIDADE para atender a necessidade e oportunidade que os empresários japoneses ofereceram a eles.
DEMING trabalhou para contribuir com executivos japoneses para melhorar projetos, qualidade de produtos, testes e vendas, inclusive, as vendas para o mercado Global, utilizando métodos diversos. Ele é considerado o estrangeiro que fez contribuições significativas na fabricação de produtos inovadores de alta qualidade que gerou grande impacto sobre a indústria e a economia japonesa.
JURAN, em meados da década de 50 na Toyota foi o primeiro a atribuir qualidade a Estratégia Empresarial. Para Juran são duas as formas de se definir QUALIDADE, a primeira é utilizada para designar um produto que possui as características procuradas pelo consumidor, a segunda é a ausência de falhas e deficiência para não permitir aumento de custos.
DEMING e JURAN são considerados os pais da revolução da QUALIDADE total do Japão, o que ajudou o país a se tornar uma potência mundial.
A preocupação dos estudiosos da administração com a qualidade para gerar aumento de produtividade vem de longa data, mas intensificou-se com Frederick W. Taylor (1856 – 1915) através da Administração Científica, onde a principal contribuição para a administração foi o estudo dos tempos e movimentos nos processos produtivos.
Outra contribuição importante veio de Henri Fayol (1841 – 1925) com a Teoria Clássica da Administração que pregava a busca máxima da eficiência organizacional caracterizada pelo olhar analítico e crítico sobre a organização como um todo, com atenção máxima dispensada aos níveis estratégico, tático e operacional.
Após a segunda guerra mundial, com o aumento da globalização, a competição entre as empresas aumentou muito, isso levou os empresários do mundo todo a se preocupar com a melhoria na QUALIDADE dos seus produtos e serviços para se manter competitivas e, para conquistar cada dia mais mercados.
Os estudiosos indicam que o SUCESSO dos negócios está ligado diretamente com: Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos administrativos em nossos negócios e demonstrar que somos capazes de manter um CONTROLE rígido de tudo ao nosso redor.
EDITADO EM 10 DE DEZEMBRO DE 2024.
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet. https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-j%C3%A1-pensou-desastre-quefalta-de-qualidade-dados-na-bizzi-mahmud/
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
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