sábado, 13 de julho de 2019

#MARKETING, introdução ao marketing I.M


Mercadologia

Nosso curso Introdução ao Marketing será composto de marketing com auxilio do setor de varejo porque é o varejo um grande consumidor da referida matéria, mas também serão explorados os demais setores da economia. 

Iniciaremos com a definição do assunto feita por estudiosos considerados profundos conhecedores do assunto. 

MERCADOLOGIA ou estudo do mercado é segundo os especialistas o principal ponto a ser trabalhado pelos empreendedores para levar seus negócios a ter sucesso e a se perpetuar no tempo. 

Conceito e definições de MARKETING para as Empresas. 

          “A chave para atingir os objetivos da organização consiste em determinar as necessidades e desejos do seu mercado alvo satisfazendo-o com maior eficiência e eficácia do que seus concorrentes”. 
(Philip Kotler, 1998: 27) 

          “O marketing é básico e não pode ser considerado como uma função isolada. É o negócio como um todo visto do ponto de vista do resultado final, isto é,       do cliente”. 
(Peter Drucker, 1909-2005) 
          
A importância do marketing e seus objetivos. 

Para KOTLER (1998: 27) o marketing é um importante processo social e gerencial onde se trabalha para solucionar os problemas em relação às necessidades e desejos dos consumidores através ofertas de produtos e serviços para suprir a demanda dos consumidores. 
          
O marketing trata também nas organizações de assuntos referente a processo de pesquisa, segmentação, seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercado. Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo. Estratégias e seleção de mercado.        

Atividades dos responsáveis pelo processo de Marketing. Características da comunicação persuasiva do Marketing. O papel e o propósito do marketing na economia e na sociedade. Ética e responsabilidade social. 

SEGMENTAÇÃO: A segmentação conforme definição de alguns especialistas no assunto é a definição do público alvo a ser atendido nas suas necessidades e desejos. Ela ocorre quando o administrador passa a agrupar os consumidores com características comuns.           Mercados alvo: Consumo pessoal ou consumo Industrial, o Consumo pessoal o nome já sugere é consumo de pessoas, consumo industrial é o consumo de produtos ou insumos para transformação em outro produto. 

MERCADO: Os estudiosos dizem que mercado são todos os compradores reais e potenciais de um produto, consumidores com necessidades similares que estão dispostos a trocar algo de valor por um bem, serviço ou idéia que venha a satisfazer suas necessidades ou desejos. 

Diferenciação: A diferenciação se baseia na distinção entre produtos, como o próprio nome sugere a diferenciação entre produtos é verificada por fatores como benefícios oferecidos pelo produto, formato, embalagens, cores e outros tantos. Ex: Modelos diferentes de carros, uniformes de clubes, modelos das roupas que usamos e, outros. 

A importância do marketing e seus objetivos. 

Para KOTLER (1998: 27) o marketing é um importante processo social e gerencial onde se trabalha para solucionar os problemas em relação às necessidades e desejos dos consumidores através ofertas de produtos e serviços para suprir a demanda dos consumidores. 

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet. 

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

          Contato.apanweb@gmail.com
         
http://facebook.com/altairpereira1957
        

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