Nosso curso Introdução ao Marketing será composto de marketing com auxilio do setor de varejo porque é o varejo um grande consumidor da referida matéria, mas também serão explorados os demais setores da economia.
Iniciaremos com a definição do assunto feita por estudiosos considerados profundos conhecedores do assunto.
MERCADOLOGIA ou estudo do mercado é segundo os especialistas o principal ponto a ser trabalhado pelos empreendedores para levar seus negócios a ter sucesso e a se perpetuar no tempo.
Conceito e definições de MARKETING para as Empresas.
“A chave para atingir os objetivos da organização consiste em determinar as necessidades e desejos do seu mercado alvo satisfazendo-o com maior eficiência e eficácia do que seus concorrentes”.
(Philip Kotler, 1998: 27)
“O marketing é básico e não pode ser considerado como uma função isolada. É o negócio como um todo visto do ponto de vista do resultado final, isto é, do cliente”.
(Peter Drucker, 1909-2005)
A importância do marketing e seus objetivos.
Para KOTLER (1998: 27) o marketing é um importante processo social e gerencial onde se trabalha para solucionar os problemas em relação às necessidades e desejos dos consumidores através ofertas de produtos e serviços para suprir a demanda dos consumidores.
O marketing trata também nas organizações de assuntos referente a processo de pesquisa, segmentação, seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercado. Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo. Estratégias e seleção de mercado.
Atividades dos responsáveis pelo processo de Marketing. Características da comunicação persuasiva do Marketing. O papel e o propósito do marketing na economia e na sociedade. Ética e responsabilidade social.
SEGMENTAÇÃO: A segmentação conforme definição de alguns especialistas no assunto é a definição do público alvo a ser atendido nas suas necessidades e desejos. Ela ocorre quando o administrador passa a agrupar os consumidores com características comuns. Mercados alvo: Consumo pessoal ou consumo Industrial, o Consumo pessoal o nome já sugere é consumo de pessoas, consumo industrial é o consumo de produtos ou insumos para transformação em outro produto.
MERCADO: Os estudiosos dizem que mercado são todos os compradores reais e potenciais de um produto, consumidores com necessidades similares que estão dispostos a trocar algo de valor por um bem, serviço ou idéia que venha a satisfazer suas necessidades ou desejos.
Diferenciação: A diferenciação se baseia na distinção entre produtos, como o próprio nome sugere a diferenciação entre produtos é verificada por fatores como benefícios oferecidos pelo produto, formato, embalagens, cores e outros tantos. Ex: Modelos diferentes de carros, uniformes de clubes, modelos das roupas que usamos e, outros.
A importância do marketing e seus objetivos.
Para KOTLER (1998: 27) o marketing é um importante processo social e gerencial onde se trabalha para solucionar os problemas em relação às necessidades e desejos dos consumidores através ofertas de produtos e serviços para suprir a demanda dos consumidores.
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário