Cuide das ESTRATÉGIAS e, Garanta o Sucesso do Negócio, as decisões, a operacionalização do que foi pensado de forma estratégica é que levará o NEGÓCIO aos objetivos desejados e necessários para manutenção e crescimento do NEGÓCIO, mas para os especialistas as estratégias devem ser muito bem elaboradas para que tenham efeito positivo e, não sejam necessárias mudanças frequentes em busca de melhor direção seguir. Os especialistas apontam que após a definição dos objetivos de marketing, os administradores devem trabalhar no sentido construir planos, ou seja, implementar ações para atingir com eficácia os objetivos planejados; é através das estratégias que se caminha em direção aos objetivos necessários e desejados para os NEGÓCIOS. Os especialistas afirmam que os gestores têm como tarefa criar estratégias de marketing para levar as organizações a caminhar com eficiência em busca dos seus objetivos traçados, mantendo-se atentos para efetuar correções necessárias para corrigir eventuais desvios.
Perigos que corremos ao nos apegar ao passado de nossos negócios, Ele é ponto importante para o sucesso dos negócios, mas não podemos nos prender ao sucesso ocorrido no passado, porque no mundo contemporâneo as coisas sofreram modificações e, esse é o motivo principal para nos desapegar do passado. De acordo com os estudiosos os NEGÓCIOS nos dias atuais estão ligados diretamente ao avanço tecnológico e a velocidade gerada pela comunicação moderna, a globalização aumentou de forma muito grande a concorrência levando o consumidor a se sentir mais a vontade para exigir mais excelência do seu fornecedor, do seu vendedor. Portanto os NEGÓCIOS no presente precisam ligar suas antenas, o seu radar deve manter-se ativo para não perder o barco da história e tornar-se obsoleto, permitindo assim que sua concorrência avance e você fique para trás.
O respeito ao sucesso do passado com aprendizado gerado usado de forma adequada no seu NEGÓCIO nos dias de hoje, de acordo com os estudiosos pode levar o negócio a dar certo e se perpetuar, mas precisa de adaptações com atualizações e inovações. O apego ao sucesso acontecido no passado sem a devida observação em relação à citação acima, para os especialistas é perigoso e, pode criar dificuldades no presente e comprometer de forma até mesmo definitiva as operações do NEGÓCIO no futuro. Principalmente empresas de pequeno e médio porte muitas vezes seus sócios
confundem e se apegam ao sucesso do passado e, deixam de se preocupar em se atualizar para manter os NEGÓCIOS de acordo com as exigências do mercado atual. A verdade é que a atualização e a inovação além de se fazer necessárias para manter instituições alinhadas com seu propósito, com sua
identidade, essas atitudes tem como objetivo manter saudável o processo operacional da organização. O respeito e a atenção dos gestores da organização garante sobrevivência com possibilidades de crescimento, enfim, de acordo com estudiosos, a capacidade de boa gestão do NEGÓCIO contribui de forma decisiva para o resultado final da organização, o cumprimento dos pontos citados acima cria valor dentro da organização e garante imagem positiva vista pelos clientes externos e internos da organização.
ESTRATÉGIAS são caminhos que precisam ser percorridos dentro de toda organização para se chegar aos OBJETIVOS traçados, a estratégia básica de todo NEGÓCIO está na sua criação, o nascimento da IDÉIA em relação à criação do negócio, após a criação do negócio seu criador ou seus criadores precisam trabalhar de forma incansável na criação de ESTRATÉGIAS que garantam a continuidade do que foi criado, ESTRATÉGIAS de DEFESA para suportar os ataques de tudo que se encontra no ambiente e ESTRATÉGIAS de ATAQUE para gerar negócios que mantenham a saúde da organização garantindo RECEITA para manutenção do negócio e LUCROS capazes e suficiente inclusive para mais investimentos.
De acordo com os estudiosos a GESTÃO eficaz contemporânea de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.
Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle.
Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas
com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
Contato.apanweb@gmail.com
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