Bom Senso e Simplicidade Garantem Sucesso nos NEGÓCIOS.
Bom Senso e a Simplicidade. De acordo com especialistas o GESTOR que pauta suas ATITUDES, suas AÇÕES, baseado no BOM SENSO com SIMPLICIDADE tem grandes chances de conseguir caminhar em busca de resultados para o negócio mediando os conflitos sem perder o foco e com menos estresse. O bom senso e a simplicidade segundo os especialistas são atitudes que facilitam o trato com membros da equipe, com fornecedores, com clientes externos e internos, com Estado, e outros. Portanto para esses especialistas os gestores de negócios precisam conscientizar-se da necessidade de agir com bom senso e simplicidade para seguir sempre em direção aos OBJETIVOS traçados.
Bom Senso e a Simplicidade. De acordo com especialistas o GESTOR que pauta suas ATITUDES, suas AÇÕES, baseado no BOM SENSO com SIMPLICIDADE tem grandes chances de conseguir caminhar em busca de resultados para o negócio mediando os conflitos sem perder o foco e com menos estresse. O bom senso e a simplicidade segundo os especialistas são atitudes que facilitam o trato com membros da equipe, com fornecedores, com clientes externos e internos, com Estado, e outros. Portanto para esses especialistas os gestores de negócios precisam conscientizar-se da necessidade de agir com bom senso e simplicidade para seguir sempre em direção aos OBJETIVOS traçados.
BOM SENSO – De acordo com estudiosos é sabedoria para DECIDIR, é adequar de forma razoável conceitos e normas dentro da ORGANIZAÇÃO, é AGIR de maneira sensata para conseguir o resultado que se planejou para o negócio.
SIMPLICIDADE – Como próprio nome sugere é AGIR de forma simples, procurando desburocratizar processos, evitar complicar as operações, os processos de feitura das coisas para facilitar e agilizar a conquista do resultado planejado.
HISTÓRIA REAL SOBRE BOM SENSO e SIMPLICIDADE
Por medida de segurança, o nome da empresa e o nome das pessoas que cito aqui são fictícios. As duas histórias estão ligadas a recursos humanos, uma refere-se a um cargo de serviços gerais e a outra a um cargo de vendedor.
A empresa é a PONTO FRIX, a candidata dona JOSEFA CLARA pleiteava uma vaga de auxiliar de serviços gerais e o candidato a vendedor era JOÃO BATISTA FORTE.
A empresa tem como norma e procedimento a contratação de pessoas somente com experiência e alfabetizadas.
JOSEFA CLARA chegou bem cedo como é o costume das pessoas que procuram uma colocação, após a distribuição das fichas para preenchimento, a candidata declarou para o atendente ser analfabeta, portanto não preenchia os requisitos da vaga. Nessa época eu estava responsável pelo recrutamento, seleção e treinamento da empresa. Tomei a decisão de entrevistar pessoalmente a candidata, após a entrevista chamei um colaborador, solicitei que preenchesse a ficha de cadastro da candidata, pegamos na mão da mesma e a ajudamos a assinar a ficha. Essa candidata mais tarde veio a ser a COPEIRA do presidente da empresa.
A situação de JOÃO BATISTA FORTE foi mais ou menos a mesma, candidato a vendedor sem experiência, a entrevista desse candidato acabou por algum motivo chegando a meu conhecimento, resolvi entrevista-lo, o candidato permaneceu durante toda entrevista de cabeça baixa, eu fiquei sem
saber o que fazer porque um dos requisitos básicos da profissão de vendas é olhar no olho do seu cliente, mas por algum motivo resolvi contratá-lo. Esse candidato se chegou a gerência de lojas da empresa inclusive desempenhando a função com destaque. Mais tarde tendo em uma reunião resolvi citar o fato como exemplo para os demais colaboradores dentro da área de vendas, JOÃO pediu a palavra e, declarou para todos nós o motivo de não ter levantado a cabeça na hora da entrevista. É que devido a grande número de não que recebera até aquele momento tinha gerado nele um DESÂNIMO tão grande que ele estava acreditando que não conseguiria a vaga.
ACREDITE, INSISTA, PERSISTA, não permita nunca que o DESÂNIMO tome conta de você.
De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os negócios precisa desenvolver no seu quadro GESTOR a competência e habilidade para agir com BOM SENSO e SIMPLICIDADE sempre pensando deforma positiva em busca dos OBJETIVOS do negócio, não esquecendo de dispensar total atenção à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.
Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle.
Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas
com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário